O que é Marketing Digital e quais estratégias utilizar

Fala Pessoal, tudo bem?

Nesse post tentarei explicar o que é Marketing Digital, quais diferenças entre o Marketing Digital e o Marketing Tradicional.

Você já deve ter escutado muitas vezes esse termo “Marketing Digital“, apesar de muitas pessoas ouvirem, é comum as pessoas não entenderem muito bem o que é.

Para quem quer empreender na internet o Marketing Digital é algo obrigatório.

Mas você realmente sabe o que é Marketing Digital?

Apesar desse ser um termo muito comum no mercado online, diversas pessoas que trabalham pela internet ainda não conhecem muito bem esse conceito. É por isso que, neste post, vou te explicar tudo sobre o tema.

Você possivelmente entenderá as diferenças e as vantagens do Marketing Digital, em relação ao marketing tradicional.

Depois, vamos analisar as características de todos os canais de comunicação que você pode usar na internet para fazer Marketing Digital: Sites, Blogs, Redes sociais, E-mail marketing.

Além disso, vamos abordar alguns conceitos muito importantes, como CRO, marketing de busca e SEO.

E, finalizando, vou dar minha opinião sobre esse tema

Qual a Diferença entre o Marketing digital X marketing tradicional

Primeiramente, para você entender as diferenças entre esses dois termos, tenho que te explicar o conceito de Marketing.

Segundo Kotler e Keller (2006) o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, sendo definido de uma maneira simplista pelo autor, como uma forma de suprir necessidades lucrativamente.

Marketing também é o conjunto de estratégias para promover uma marca ou um produto.

Sabe a propaganda que você assiste no Youtube? Ou Aquelas degustações de produtos em supermercados, são exemplos de marketing tradicional.

Já o Marketing Digital é bem parecido com o tradicional, sendo que seu objetivo é também promover uma marca ou um produto. A diferença é que ele é feito na internet.

Como é uma estratégia online, você utiliza ferramentas como sites, blogs, redes sociais, vídeos e aplicativos para celulares que divulguem seus produto sou serviços.

Sabe esses banners de publicidade que você vê espalhados na internet? Aquele e-mail com ofertas que você recebeu ou um ebook que você baixou de graça? Esses são exemplos de estratégias de Marketing Digital.

Vantagens do Marketing Digital

A grande vantagem do Marketing Digital em relação ao tradicional é que você consegue analisar os resultados em tempo real, sendo um pouco mais assertivo, pois são dados mais sólidos.

Já no Marketing tradicional o offline, você consegue apenas uma estimativa, por exemplo você consegue apenas estimar quantas pessoas assistiram uma propaganda na televisão, ou que viram um outdoor na rua.

No marketing digital é possível saber exatamente quantas pessoas clicaram em seu anúncio, quantas dessas pessoas baixaram seu ebook, quantas compraram seu produto, entre outros.

Com esses dados, você pode testar estratégias diferentes e até corrigir algum erro se for necessário.

Outro Exemplo: 

Eu já fiz campanhas de e-mail marketing para minha base de leads, mas apenas 100 pessoas abriram o meu e-mail, nas próximas vezes que eu enviar o e-mail eu posso mudar o título e verificar se a taxa de abertura aumentou.

A grande vantagem desses testes é conseguir aumentar as taxas de conversão de suas ações de marketing.

Essa prática é chamada de CRO, do inglês, Conversion Rate Optimization, que em português significa otimização das taxas de conversão.

Outra forte vantagem é que, na internet, é mais fácil segmentar suas campanhas para uma determinada faixa etária, segmentar por gênero, por interesses pessoais e várias outras características.

Isso pode aumentar e muito a assertividade de suas estratégias, já que, assim, você pode direcionar suas campanhas para pessoas que têm o mesmo perfil que sua persona. E o melhor disso tudo, pela internet, você pode alcançar pessoas de todo o mundo.

O Marketing Digital também é mais acessível e mais viável para empreendedores e empreendimentos de menor porte.

Por exemplo: pagar por 30 segundos de propaganda na TV pode ser bem caro, enquanto as estratégias online de publicidade normalmente tem valores mais baixos e as vezes até de graça

Se você quer saber como gerar tráfego gratuito, você vai precisar usar o marketing de conteúdo, que é uma das estratégias do Marketing Digital.

Estratégias de Marketing Digital para seu negócio 

BLOG: É uma das minhas estratégias preferidas, e também é uma estratégia muito utilizada para pessoas que querem vender algo, seja um afiliada, ou um empresário ou autonomo que quer divulgar um produto ou serviço.

SEO: Se você tem um blog, vai escutar muito sobre SEO (Search Engine Optimization), pois não adianta ter o melhor artigo se ele não tiver acesso. Você deve trabalhar as palavras-chaves nos seus posts, testar títulos que chamem a atenção dos leitores, escreva conteúdos que ajude alguém em uma determinada necessidade. E é importante otimizar seus artigos para que as pessoas consigam achar seu conteúdo nos mecanismos de buscas.

E-MAIL MARKETING: Muitas pessoas acreditam que o e-mail marketing está “morrendo” mas eu acho que não, recentemente iniciei testes e neste momento eu garanto que muitas pessoas abrem seus e-mails. Talvez no futuro com as novas tendências, como por exemplo o WhatsApp, pode ser substituído ou menos utilizado pelas pessoas. A dica é você criar Newsletter encaminhando informações para seu público.

REDES SOCIAIS: São em sua maioria, um ótimo canal de comunicação com seu público, é muito incomum alguém que não use alguma rede social. E o melhor são quase todas gratuitas, então você pode usar a vontade, cito algumas: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Snapchat

CANAL DE VÍDEO: Existe uma pesquisa que mais de 40% das pessoas tem preferência em consumir conteúdos em formato de vídeo. Acredito que é por isso que plataformas como o Youtube estão cada vez crescendo mais. A verdade é que, quando você cria vídeos, consegue passar informações valiosas para sua audiência de maneira fácil para ser consumida. Então, por que não utilizar vídeos para divulgar seus produtos e serviços e atrair mais clientes em potencial? Além do YouTube, existem outras formas de rentabilizar com vídeos.

LINKS PATROCINADOS: São anúncios vinculados em outras páginas, geralmente alguma que esteja relacionada a seu negócio, pelos quais você paga para serem divulgados. O objetivo desses links é que outras pessoas que buscam por temas parecidos com o seu, mas que ainda não conhecem seu produto ou serviço, consigam te encontrar em outros blogs, redes sociais e sites em geral que eles seguem. Uma estratégia de marketing que tem agradado muito os usuários são os native ads. Isso porque esse tipo de publicidade paga não atrapalha a navegação e a experiência dos usuários nas páginas em que eles estão.

Espero que te ajude

Abraços

Luiz

 

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